Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários - Monte Carmelo

por Gabriel Guimarães
Publicado: 27/02/2019 - 14:51
Última modificação: 19/02/2021 - 14:41

O Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários - CIEPS promove a Economia Popular e Solidária assessorando coletivos populares que gerem trabalho e renda dentro dos princípios da Economia Solidária por meio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Tem como finalidade estudar, refletir, pesquisar todas as formas de organização da produção de bens e de serviços, a distribuição, o consumo, o crédito, que tenham por base os princípios da autogestão, da cooperação e da solidariedade, para assessorar trabalhadores que desejam empreender a partir dos princípios da economia popular solidária. O CIEPS é vinculado à PROEXC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia) e vem atuando em prol da emancipação social na cidade, oferecendo apoio a grupos sociais de geração de renda desde a sua implantação em Monte Carmelo que ocorreu em 01 de junho de 2017. As ações do projeto serão realizadas por discentes dos cursos de graduação em Agronomia e Engenharia Florestal e discentes do programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais, possibilitando a inclusão dos alunos em atividades de extensão, com caráter formativo, evidenciando a indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino, preconizada por esta ação. Assim, será possível contribuir para a formação ampliada do acadêmico, por meio da incorporação de conhecimentos adquiridos em atividades desenvolvidas junto à sociedade.